sábado, 11 de julho de 2009

Xiita convidada - Preconceituosa, eu??

Patricia Almeida*

Pesquisa da Fipe sobre preconceito na escola estarrece mãe: “Eu sabia que o número era assustador, mas não estava preparada para a unanimidade”.

Quando minha filha, Amanda, nasceu, há quase cinco anos, eu vivi um dos melhores momentos da minha vida. Depois de duas gestações perdidas, a filhinha que tanto planejamos e esperamos se materializava ali – linda e fofa como imaginávamos.

O bebê rosado recebeu nota alta dos médicos - Apgar 9 e 10! – e foi direto para o quarto, sem precisar ficar na encubadeira. Instalada no bercinho ao lado da minha cama, não cansava de olhar para a minha bebê. Eu estava radiante! Aquela pequenina criança com que tanto sonhamos vinha completar nossa família. Não faltava mais nada para eu ser feliz!

Minha felicidade durou pouco. A pediatra de plantão entrou no quarto. Amanda dormia. Eu, ainda com o sorriso estampado no rosto, quis tirar uma dúvida boba sobre a aparência da minha filha.

– Doutora, esse olhinho dela não é meio Down, não?

Eu já sabia a resposta, claro que não poderia ser. Como na época eu tinha 39 anos e sabia que a probabilidade de ter um bebê com síndrome de Down era maior, fiz todos os exames, inclusive genéticos, que comprovaram sem sombra de dúvida que a filha que eu esperava não tinha síndrome de Down. Só que ninguém me contou que medicina não é matemática e que erros médicos acontecem (aos montes, no caso do laboratório responsável por meu exame). Por tudo isso, eu não estava preparada para a resposta da médica:

- É sim, inclusive ela tem vários outros sinais...

- Como é que é?????????

E foi aí que o meu estado de graça se transformou em desgraça.

A pergunta que me intriga é: Aonde será que foi parar aquela filha idealizada, fofinha e saudável, que se tornou realidade por algumas poucas horas e acabou se transformando no pior dos pesadelos?

Ela continuava ali, quietinha, dormindo diante de mim, mas, cega pelas lágrimas do meu próprio preconceito, eu não conseguia mais vê-la.

Infelizmente, naquele momento não entendia como eu, comunicóloga da PUC, uma pessoa lida, informada, viajada, que falava línguas, que se gabava de ter amigos negros, judeus, homossexuais, eu que achava que não discriminava ninguém, achei que a minha felicidade e a da minha família iria acabar com a entrada de uma criança com deficiência intelectual na família.

Depois de levar cerca de 2 anos desconstruindo o meu próprio preconceito e por fim conseguir enxergar minha filha como uma menina como outra qualquer, ao ler a pesquisa da FIPE sobre preconceito escolar entendo melhor de onde veio todo aquele mal-estar. Eu era uma das 99 pessoas em 100 que têm preconceito com relação à deficiência intelectual.

Os perturbadores números da pesquisa encomendada pelo MEC explicam porque até o Presidente Obama deixou passar uma piadinha preconceituosa com relação aos atletas das Olimpíadas Especiais. Pelo menos ele foi rápido em voltar atrás e pedir desculpas, reconhecendo o erro e condenando sua própria atitude.

Ainda perturbada pela contundência dos números da FIPE, que creio que são únicos não apenas no Brasil como no mundo, já que a exclusão das pessoas com deficiência começa pelas estatísticas, reflito sobre a nossa educação, nossa televisão, nossa cultura, nossa gente...

Aquele que eu achava, ingenuamente, que era um povo aberto às diferenças, que recebia bem os turistas porque era formado por várias etnias, inter-relacionando-se e misturando-se com uma desenvoltura pouco vista em outros países, aquele brasileiro “tão bonzinho”, no fundo destila um preconceito generalizado, que leva ao desrespeito, ao abuso, ao bullying e impede que os grupos discriminados progridam na escola e na vida.

É essa a educação que recebemos e que estamos perpetuando.

Nós não nascemos com preconceito. Ele é um valor adquirido socialmente.

É mais do que hora de encararmos esta dura realidade, assumirmos nossos próprios preconceitos e nos livrarmos o mais rápido possível deles.

A inclusão não é mais apenas um direito. Nem só uma questão de bom senso. É nossa única saída.

*Patricia Almeida
Criadora e Coordenadora da Inclusive – Agência para Promoção da Inclusão


Coordenadora Estratégica do Instituto MetaSocial, do Manifesto Ser Diferente é Normal

Descrição da imagem: uma lousa onde está escrito à mão : Eu discrimino, Tu discriminas, Ele discrimina.

3 comentários:

soramires disse...

Nada melhor do que a sinceridade, olhar no espelho para ver quem a gente é antes de sair cobrando atitudes dos demais. A gente de fato não sabe lidar com a diferença,nem mesmo com as mais íntimas e que nos atingem diretamente,vai aprendendo ao longo da vida muitas vezes dolorosamente, e nem todo mundo consegue aprender. Nos faz bem ler textos assim. Abraços Sô

Baby K disse...

Sinceridade faz parte do carácter da Pat, porém eu já a conheci na militância , na luta pelos Direitos das pessoas com deficiência. Falando da Amanda com amor, mostrando sua foto. Que menina linda, saudável, amada pelas irmãs, pelo pai e por esta excepcional mulher a quem admiro.
Uma frase me chamou atenção:
"Nós não nascemos com preconceito, ele é um valor adquirido socialmente"
Me veio a imagem de uma grande amiga com um casal de gemeos, achou que coloca-los em uma escola "bilingue seria o ideal, discutimos muito sobre isso. Por aqui, ao menos em S.P. , estas escolas são preconceituosas, nunca ouviram falar em inclusão. Batata, no dia da festa junina da escola, ao acompanhar os filhos, sentiu-se muito mal. Logo em sua chegada, um pai que aguardava o manobrista, pobre coitado, era o único contratado pelas escola, com tantos carros para guardar, o tal pai aos gritos berrou: "Se você demorar mais um segundo vou pedir para você ser despedido".
Com um sentimento horrível, minha amiga entrou na tal festinha junina. Por la deparou com crianças da classe dos gemeos( 6 anos) vestidos a caráter, com roupas parecendo extraídas de costureiros famosos, com botas de grife, celulares de ultima geração, mães com salto "Chanel", isso em plena tarde junina, bolsas de todo tipo penduradas com o logotipo a mostra. Luiza, minha amiga, calça jeans e tênis, afinal era uma festa junina da escola.
Como se não bastasse, seus filhos , por sinal lindos, ficaram de fora, nenhum amiguinho para brincar, estavam trajando roupinhas muito simples. POde?
E assim ela tomou os filhos pelas mãos e foi a luta pelas escolas de S.Paulo a procura de vagas onde a inclusão, o respeito a dignidade seja a principal conduta para um futuro melhor.
Beijos Pat e parabéns

Anônimo disse...

Tem razão Patricia estamos tão envolvidos com a cultura do preconceito que às vezes nem nos damos conta de nossos atos e palavras. Um ótimo texto para refletir
Um abraço,

Vilma